Crianças de 0 a 5 anos

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV para crianças de 0 a 5 anos e 11 meses, será desenvolvido através de um Projeto de Apoio a Primeira Infância (PAPI), que visa atender as demandas dos usuários, promover com olhar fraterno e qualificado a interação adulto-criança, gerando fortalecimento de vínculos entre eles, por meio de estímulos de afeto, cuidado responsivo e exercitando as competências do adulto cuidador para promover o desenvolvimento das crianças. A principal especificidade deste Serviço é que a criança sempre estará acompanhada de seu(sua) cuidador(a), que é, em geral, um(a) familiar.

Os encontros serão realizados com frequência semanal, com a proposta de atividades que potencializem o desenvolvimento mental, de linguagem, socioemocional e físico das crianças e estimulem as interações sociais entre ela, o(a) seu(sua) cuidador(a) e os demais participantes.

Na realização do Serviço haverá uma série de competências a serem trabalhadas e fortalecidas junto às crianças e seus(suas) cuidadores(as), a fim de alcançar os objetivos do SCFV descritos na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. Dessa forma o conceito de competência, corresponde às capacidades ou potencialidades que as crianças e os seus(suas) cuidadores(as) terão oportunidades para desenvolver nos encontros do grupo. Elas serão aprendidas e fortalecidas ao longo da vida e repercutirão nas vivências do contexto familiar e comunitário. A sua aquisição e desenvolvimento impactam na convivência, podendo contribuir para ampliar as redes de apoio das pessoas e as oportunidades para que acessem seus direitos.